quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Um marco de trabalho, realizando sonhos de forma organizada





De sexta-feira a domingo, dia 22, 23 e 24, o canteiro de obras do Conjunto Residencial Viver COHAGIG, em Viamão, estará com atividades diferentes das normais executadas pelos grupos de trabalho que atuam no local.  O coordenador administrativo da Cooperativa Habitacional Giuseppe Garibaldi, Paulo Franqueira, explica os eventos que serão realizados na Estrada do Meio.

Pergunta: Qual o significado do evento nessa sexta-feira? Está prevista a inauguração oficial das obras. 

Resposta: Para a cooperativa é um marco de trabalho, realizado com muito esmero, muita dedicação e muita determinação nesses últimos seis anos.  Marca para nós o início da realização do nosso sonho, enquanto grupo cooperativado que vai levar 400 famílias a ter casa própria.

O evento tem uma grandeza porque nós saímos do terreno das projeções para o terreno da realidade. Esse marco para nós é fundamental porque a gente enxerga tudo que a gente fez, tudo que a gente está fazendo e enxerga, acima de tudo, que nós dentro de um período de 24 meses, ou um pouco mais ou um pouco menos, estaremos realizando mais sonhos. É isso que a COHAGIG tem feito de forma organizada. Realizar sonhos da casa própria, através do programa Minha Casa, Minha Vida, Modalidade Entidades Sem Fins Lucrativos.


Pergunta: No sábado e domingo, dias 23 e 24, as pessoas estão convidadas a comparecerem ao canteiro de obras. O que vai haver no local?
Os eventos desses dois dias têm dois propósitos. A gente vai colocar uma faixa lá que diz assim: “Em breve aqui, casas populares”. Porque agora saímos do terreno do São Tomé. Saímos do ver e estamos no crer. Aí juntamos o ver e o crer e estamos na realidade. Essas pessoas todas que hoje passam por ali e viram a mudança daquele frontal, daquela área de mais de 500 metros de frente para a Caminho do Meio, essas pessoas têm a certeza que ali está acontecendo uma transformação social. Mas não sabem ainda que transformação social é essa, e se elas podem ou não participar. Então nós estaremos ali com uma banquinha, com duas tendas e vamos atender o pessoal que procurar o local para saber o que está havendo ali.



Vamos explicar que é um projeto de habitação social, através de um programa habitacional, cujo agente proponente, desenvolvedor, é a Cooperativa Habitacional Giuseppe Garibaldi. E como elas podem acessar? Aonde elas têm que se apresentar para buscar informações? Vamos estar lá para responder questões como essas. Esse é um tipo de público que queremos alcançar. Ele ainda é do entorno, que pode participar e não sabe como.  Nós queremos franquear essa oportunidade.
E existe o nosso público, que já está dentro do projeto. Como nossa reunião com ele é só em março, dias 23 e 24, nós vamos oportunizar de uma forma mais recente, o acesso ao canteiro de obra que vai estar completando no máximo 18 dias de atividades.  É tudo muito recente e muita gente não sabe ainda o que está acontecendo, não tem ideia ainda da transformação que o local está sofrendo. Lá, de uma forma guiada por nós, todos poderão ver a obra e ver para crer, com seus próprios olhos e fazer também um processo inicial de “engordar” a obra com seu olhar.  Como diz o ditado "é o olho do dono que engorda o animal". 


O ato que marca a inauguração oficial do Conjunto Residencial Viver COAHAGIG, na sexta-feira, dia 22, está previsto para as 10hrs, no canteiro de obras no Caminho do Meio, 4250. Nos dias 23 e 24 , as atividades no mesmo local ocorrem das 10 às 12 horas e das 14hrs às 17hrs.

A visitação aberta ao canteiro de obras não é obrigatória, mas os cooperados que comparecerem devem assinar a lista de presença, pois conta como ação do Técnico Social.
Como haverá visita guiada a alguns locais da obra, é recomendado ir com roupas e calçados adequados, além de protetor solar, porque a atividade é ao livre e estão previstas temperaturas elevadas para o final de semana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário