Em cerimônia simples, porém cercada de emoção e pelo interesse das pessoas que dela participaram, foi decretado, na sexta-feira, dia 22, o início oficial das obras de construção do Conjunto Residencial Viver COOHAGIG, na Estrada do Meio, 4250. O ato, segundo o coordenador executivo da cooperativa, Paulo Franqueira, teve mais um sentido simbólico já que o terreno destinado ao conjunto já passou por outras etapas. Agora é a vez da terraplenagem e colocação da infraestrutura residencial.
“ Estamos aqui reunidos para celebrar uma etapa muito importante no processo de construção do conjunto. Fizemos questão de reunir os cooperativados, o pessoal da Caixa Econômica Federal, representantes do poder público de Viamão e outros colaboradores e parceiros desse projeto, na certeza que daqui há dois anos haverá uma cerimônia muito mais significativa e grandiosa do que essa. A de entrega das chaves de 400 casas de habitação popular”, disse Franqueira.
Além de um grupo de cooperativados, compareceram ao local, o vereador Maninho Faury, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Viamão; Gilberto Fraga, secretário de Meio Ambiente de Viamão; José Venâncio, o Kiko, secretário de Planejamento e Habitação, o secretário Geral de Governo, Ubirajara Camargo, representando o prefeito da cidade, André Nunes Pacheco e os representantes da Caixa Econômica Federal, engenheiro Marco Aurélio Alves e Ilídio Teixeira.
Todas as autoridades que falaram destacaram a importância do projeto, já que Viamão , uma cidade com 250 mil habitantes, sofre de grave deficit habitacional. Foi destacado, principalmente, do conjunto habitacional ser dirigido à população de menor renda e estar sendo executado de uma forma transparente, séria e coletiva.
Teto no futuro
Mas o que mais emocionou e deu colorido todo especial à cerimônia foram os depoimentos de cooperativados que falaram da satisfação e alegria de ser proprietários de sua própria casa, sonho de vida que está para ser realizado. A cooperativada Semilda Moura, foi uma delas. " Algumas pessoas que conheço duvidavam que eu conseguisse ter uma casa própria, diziam para eu desistir. Agora estou perto de ser dona do lugar que vai ser meu teto no futuro. Fiz bem em acreditar. Esse é o conselho que dou as pessoas. Não desistam de seus sonhos. Eu sou a prova de que vale a pena acreditar".
Após a fala das autoridades e cooperativados, houve um coquetel na área do canteiro de obras e uma visita guiada à alguns pontos do terreno, para ser mostrado os avanços dos trabalhos de terraplenagem. Os cooperativados fizeram muitas perguntas e saíram convictos que o cronograma de obras será cumprido nos prazos estabelecidos.
Além da cerimônia festiva, outro fato significativo aconteceu no terreno do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG. Foi fixada, bem na frente do local, de frente para o Caminho do Meio uma faixa grande, bem visível com o seguintes dizeres: em breve aqui casas populares !
Nenhum comentário:
Postar um comentário