domingo, 30 de junho de 2019

Atividade ambiental: oficina de composteira no viveiro do canteiro de obras mobiliza cooperativados



No dia 27 de junho, quinta-feira passada, ocorreu oficina de composteira ministrada pela equipe do Setor Ambiental do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG, a bióloga Ana Cruz e a estagiária Tatiana Lopes, no viveiro do canteiro de obras. A oficina ensina a montagem de composteiras domésticas, utilizando baldes e outros apetrechos. O viveiro está passando por reformas e sendo preparado para receber doações de mudas de plantas e árvores pelos cooperativados.

A ação faz parte do projeto ambiental da cooperativa de repor 28 mil mudas de árvores e plantas, como compensação pelo serviço de terraplenagem do terreno, onde estão sendo erguidas 400 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

Essa é uma exigência da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Viamão.

Outras oficinas como essas, sempre abertas aos cooperativados, serão realizadas no decorrer do processo. Meio Ambiente é um tema recorrente no horizonte da COOHAGIG. Além dos componentes do Setor Técnico Social, compareceram integrantes da Comissão de Meio Ambiente do condomínio.

Aqui, algumas fotografias mostram o início das atividades no canteiro de obras.






















quarta-feira, 26 de junho de 2019

Trabalhos no canteiro de obras prosseguem em ritmo crescente


Os trabalhos no canteiro de obras prosseguem em ritmo crescente, em uma demonstração que o sonho da casa própria está a caminho de ser realizado para os cooperativados do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG

Cresce o número de casas com paredes levantadas no Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG

COOHAGIG NEWS: As paredes das casas do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG sobem, as residências tomam forma e cada dia cresce o número de lotes que vão sendo trabalhados. É o sonho da casa própria sendo realizado.













Instalações de fossas para os alojamentos dos trabalhadores do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG

COOHAGIG NEWS: As fossas que servirão para as instalações sanitárias do alojamento dos trabalhadores das empresas do canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG estão em fase de implantação.  






Setor ambiental fará oficina de viveiros no canteiro de obras do condomínio

COOHAGIG NEWS: O viveiro que abriga as espécies doadas pelos cooperativados para replantio de 28 mil mudas de plantas e árvores recebe melhorias. Nessa quinta-feira, dia 27, às 13 horas, haverá no local atividade aberta aos cooperativados. Uma oficina de viveirismo ministrada pelas especialistas em preservação ambiental, Ana Maria Cruz e Tatiana Lopes. Todos convidados. Quem puder compareça.



Instalações para os trabalhadores no canteiro de obras são finalizadas

COOHAGIG NEWS: O refeitório para os trabalhadores e o depósito de material do canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG estão sendo finalizados para 
uso.








4ª Edição do COOPERAGINDO é marcada pelos trabalhos no canteiro de obras e expectativa de aumento de público.





Organizadora das atividades e a dos dias 6 e 7 de julho DE 2019, pela COOHAGIG, Cristina Lessa, fala das edições anteriores e projeta o que será a quarta edição do COOPERAGINDO. Essa edição será o primeiro evento que celebra o cooperativismo, com os trabalhos no Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG em ritmo de crescimento.

Pergunta: Como foram as edições anteriores do evento?

Resposta: O primeiro Cooperagindo a gente fez com o tema ambiental. Brincadeiras, jogos e gincana na igreja. O segundo se agrupou os compromissos de cooperativa. Fizemos uma série de brincadeiras e ações puxando da memória das pessoas para os compromissos que elas tinham assumido com a cooperativa e de novo o tema ambiental, que é recorrente em nosso processo. Tivemos oficina de plantio, de plantio em garrafa, em canos, hortas suspensas e coisas assim.
O terceiro a gente fez sobre o tema junino.  As brincadeiras foram dirigidas para esses festejos e as oficinas se concentraram na culinária. Um rapaz ensinou como preparar carne para o churrasco, uma moça ensinou sobre como fazer croissant. E novamente algumas pessoas falaram sobre plantio de mudas.
Nas edições anteriores sempre houve um momento em que a gente foi para o canteiro de obras. No segundo, a gente limpou a frente da área e fez uma cerca de pneus. Nesses pneus foram plantadas mudas de árvores. Na terceira edição, fizemos uma limpeza dentro da área e algumas brincadeiras. Havia a mata fechada. Agora o terreno está em outro estágio, de acesso mais fácil.


Pergunta: E o que se projeta para a quarta edição do COOPERAGINDO?

Resposta: Nessa edição estaremos voltados para ações de saúde e bem estar. Vai haver gente medindo pressão, dando dicas de cuidados de saúde e coisas da área.
O público veio aumentando com o passar das edições. Ele foi encorpando. As pessoas se envolvem desde cedo. Sábado de manhã já tem gente ajudando a enfeitar o salão da igreja, encher balão, receber os presentes das crianças e outras atividades. Em geral, no domingo à tarde, o encerramento é feito no canteiro de obras. Então o local contribui também. Ano passado houve expressiva participação de familiares dos cooperativados e de pessoas da comunidade do entorno.
Há o atrativo do brechó também. Nas vezes anteriores a gente levou cama elástica, piscina de bolinha e outros brinquedos. Esse ano está incorporada a pedagoga Cristiane, com brincadeiras educativas.


Pergunta: Qual expectativa de participação de público?

Resposta: Nas edições anteriores, tivemos uma média de público de 250 a 350 pessoas, por dia. Agora com o crescimento da obra, dela começar a estar visível, a expectativa é a participação de 600 pessoas. Porque se pegar os cooperados, suplentes, familiares e comunidade em torno, até se ultrapassa esse cálculo.
 A comunidade em torno tem se interessado mais pelo projeto. Ela está vendo a obra ser erguida. Quer saber mais e essa é uma boa ocasião, de participar, de saber como é que a gente opera. Há essa curiosidade. Muita gente chega lá dizendo que quer comprar. A gente explica. Lá ninguém compra, a pessoa acessa. Isso aumenta o interesse. É o momento para observar como funciona o cooperativismo. Agora quem quiser saber como acessar, tem que procurar o escritório da cooperativa, no centro de Porto Alegre.
 O Cooperagindo é um dia de celebração, de atividades lúdicas, de brincadeiras para as crianças. Vai ter dicas de beleza, caminhada orientada, oficina de trança, educação ambiental e muitas atividades lúdicas e uma oportunidade de suplentes e titulares, familiares e comunidade do entorno se conhecerem. Afinal, todos buscam a realização do mesmo sonho, da conquista da casa própria.