quinta-feira, 30 de maio de 2019

Doação de mudas, brechós e visitas ao canteiro de obras, destaques das reuniões de maio do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG


As reuniões dos dias 25 e 26 de maio, na igreja Nossa Senhora das Graças, em Viamão, do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG, foram marcadas por intensa participação dos cooperativados. Uma prova disso aconteceu com a doação de mudas nativas para serem plantadas na área de Preservação Permanente (APP) do condomínio.

As reuniões assinalaram também o recorde de presença nos encontros entre os coordenadores do projeto residencial e seus participantes. A medida que os trabalhos crescem, aumenta o número de pessoas que buscam fazer parte da cooperativa.

Um total de 74 espécies de plantas e árvores foram levadas ao local das reuniões, em uma demonstração que as ações coletivas voluntárias estão em ritmo crescente. Araçá, pitangueira, ipê roxo, bergamoteira, canela- lageana, flamboyant e dezenas de outras espécies, mais tarde, foram transportadas ao viveiro localizado no canteiro de obras, no Caminho do Meio. Lá ficarão sob os cuidados da bióloga Ana Maria Cruz e da estagiária Tatiana Lopes Machado até serem levadas, no próximo ano, para a área da APP.



Como faz parte das obrigações do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG repor as 28 mil mudas de árvores e plantas nativas que foram retiradas do terreno, onde serão erguidas as 400 casas do projeto, é de grande importância a participação dos cooperativados na doação de mudas. Significa economia para a entidade, contribuição para a preservação do Meio Ambiente e para a qualidade de vida dos futuros moradores do condomínio.











Outra ação de participação coletiva entre os cooperativados foi a do brechó. Cerca de 12 expositores levaram produtos para a venda, movimentando o espaço reservado aos negócios. O coordenador do projeto residencial, Paulo Franqueira, ao convidar os cooperativados a visitarem, comprarem os artigos e participarem das vendas, explicou que a ideia para o futuro é ter um local de economia solidária, como o brechó, na área do condomínio.
Cosmésticos, produtos de beleza, calçados, brinquedos, artigos para o lar, lembranças para festas e eventos, roupas semi novas, pano de prato, roupa infantil em tricot, pão caseiro, aromatizantes, cinta modeladora, lingerie, doces artesanais, roupa infantis semi novas e sabão em barra feito em casa, tudo com preços bem acessíveis, foram oferecidos no brechó.
Pai da cooperativada Débora Carvalho, a quem representou na reunião matinal do dia 26, Cláudio de Carvalho, foi um dos vendedores mais bens sucedidos do brechó. Levou 12 pães caseiros e em cerca de 40 minutos vendeu todos. “ Se eu tivesse trazido 20 teria vendido, já que várias pessoas me procuraram depois, querendo saber do pão”.










Toda vez que o clima permite, as visitas ao canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG, são os momentos mais prazerosos para os cooperativados do projeto. Pois é o momento de se atualizar com o andamento das obras e saber o que se projeta para os próximos meses.
Engenheiros responsáveis pelo Setor de Planejamento e Execução de Obras, mais a arquiteta Adriana Zabala e as responsáveis pelo Setor Ambiental, bióloga Ana Maria Cruz e a estagiária Tatiana Lopes Machado acompanharam os cooperativados nas visitas ao canteiro de obras, respondendo perguntas, tirando dúvidas e explicando as próximas etapas dos trabalhos no local.
A cada visita os integrantes da cooperativa demonstram mais satisfação. Algumas pessoas se emocionam ao falar do significado da casa própria em sua vida e na realização desse sonho. Como a cooperativada Rosimery Escobar, moradora de Viamão, que,antes de deixar o local no dia que fez sua visita, disse o seguinte: “ a cada reunião me sinto um pontinho de brilhante numa estrela gigante. Assim me sinto, uma verdadeira estrela da COOHAGIG”.

Abaixo, as fotos da caminhada do grupo de cooperativados na manhã de sábado, dia 25. Parte do grupo seguiu para o local de carro, praticando carona solidária:





















A fotos dos cooperativados sábado de manhã, dia 25, no canteiro de obras:
























































A caminhada dos cooperativados no domingo à tarde. ( Pela manhã todos os cooperativados foram de carro, através da carona solidária)

























A visita dos cooperativados no canteiro de obras domingo de manhã





























A visita dos cooperativados no canteiro de obras no domingo, dia 26, à tarde