![]() |
Integrantes das Comissões de Obras e do Meio Ambiente, formadas por cooperativados |
A necessidade de plantar 28 mil mudas de árvores nativas na área do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG, o impacto que isso tem no projeto e o estágio das obras foram os temas centrais das reuniões de Comissões Especiais do condomínio residencial, quinta-feira, dia 25, no escritório da cooperativa. Presentes dez integrantes das Comissões de Obra e do Meio Ambiente, formadas por cooperativados e os integrantes do Setor Técnico Social, Cristina Lessa e Sérgio Magnan, e o Coordenador Administrativo, Paulo Franqueira.
Franqueira fez um relato detalhado das providências que estão sendo tomadas para atender as determinações da Secretaria de Meio Ambiente de Viamão, as negociações feitas com vendedores de mudas das árvores exigidas pelo órgão ambiental e outras providências. A meta agora é plantar cinco mil mudas no viveiro do condomínio e em maio do próximo ano começar o transplante das mudas para as áreas demarcadas.
Foi explicado que nessa fase está sendo reforçado a participação do cooperativado no processo. Doando mudas das árvores não só agora, mas continuamente, já que esse plantio será feito por etapas estabelecidas pelo setor que cuida da política ambiental da cooperativa. Foi lembrado também que está no projeto a criação de uma horta e um pomar comunitário.
Ações coletivas
Em seguida houve a exibição de um power point com imagens de parte das mais de 50 árvores nativas que poderão ser plantadas no terreno, onde serão erguidas as 400 casas do condomínio residencial. Os cooperativados puderam tirar dúvidas e esclarecer questões relativas ao assunto. Afinal, eles são considerados e atuam como divulgadores das ações coletivas da cooperativa. Abaixo uma parte das plantas nativas que podem ser doadas.
A segunda parte da reunião teve como tema o atual estágio dos trabalhos e o que se projeta para curto e médio prazo no canteiro de obras. Foi informado que, além da União Terraplenagem, há outras três empresas atuando no canteiro de obras. Entre elas a Empreiteira Ametista que desde o dia 15 de abril deu início à construção dos muros de arrimo e de contenção dos primeiros 14 lotes. O trabalho prepara o terreno para receber na sequência os radiers - fundações das casas.
![]() |
Empreiteira trabalha nos muros de arrimo para 14 casas iniciais |
As outras são a VV Quadros e a Vector Gradial. A primeira é responsável pela quebra das centenas e imensas pedras encontradas no solo do condomínio. A quantidade e o volume delas causaram atrasos no andamento das obras, mas o problema foi corrigido. Já a segunda empresa é responsável pela colocação do gradil frontal da entrada que dá acesso ao Caminho do Meio. Essa obra é importante porque protege o patrimônio da obra e aumenta a segurança no local.
Por fim foi relatado os planos para a construção das primeiras quatro casas do Residencial VIVER COOHAGIG e a função que cada uma terá de início. O destaque é que haverá uma casa modelo que poderá ser visitada e conferida pelos cooperativados, nas ocasiões que forem feitas visitas guiadas ao canteiro de obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário