segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Visita guiada para deficientes físicos e visuais ao canteiro de obras da COOHAGIG é um exemplo de cooperativismo solidário



COOHAGIG NEWS: O sábado passado, dia 14 de agosto, entrou para a história do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG como uma data especial e de grande significado para os cooperados. Na data foi realizada uma visita guiada pelo canteiro de obras para portadores de deficiências físicas e/ou deficientes visuais, e seus familiares. Outros cooperados, que participaram das atividades de reciclagem de garrafas de plástico e separação de tampinhas, também se integraram à ação.





Acostumados a ouvir os relatos transmitidos pelos familiares sobre o andamento dos trabalhos, os deficientes agora tiveram a oportunidade de aprofundar mais o conhecimento do local onde irão realizar o sonho da casa própria. Foi uma ação organizada pelo setor Técnico Social, através da Cristina Lessa, autora da ideia, e Sérgio Magnam. 








Durante duas horas no sábado, os cooperados deficientes físicos ou visuais e seus familiares percorreram o canteiro, sentiram o piso tátil colocado nas calçadas das ruas, opinaram sobre algumas de medidas adotadas, entraram na casas, fizeram perguntas, esclareceram dúvidas e saíram satisfeitos.

 A cooperada Carla, deficiente visual, disse que ficou muito feliz depois da visita. "Gostei de tudo. Principalmente do espaço dentro da casa. Dá para circular  tranquilo e as aberturas também têm um bom espaço". Já a cooperada Ana, também deficiente visual,  classificou tudo como sensacional. "O espaçamento é ótimo, da maneira que foi feito é maravilhoso".






A cadeirante Viviane fez sua primeira visita ao canteiro de obras. Indagada sobre como foi a experiência de circular com sua cadeira no interior da casa, considerou "muito tranquila". Quem gostou muito da visita guiada, igualmente foi o cooperado Luciano, deficiente visual, que com seu bom humor foi um dos destaques da ação.

Pelos cooperados que se integraram à caminhada, falou a cooperada Elisângela, participante da atividade de reciclagem e que coordenada a parte de separação das tampinhas. Para ela foi uma grande oportunidade de interagir com os futuros vizinhos e tem certeza que haverá preocupação mútua entre os cooperados para facilitar a a vida de quem precisa de precisa de ajuda.








Por fim o coordenador da COOHAGIG, Paulo Franqueira e a  integrante do Técnico Social, Cristina Lessa, falaram ressaltando a importância da ação, que aproxima futuros vizinhos, estreita as relações entre os cooperados e desenvolve o espírito de solidariedade que os moradores do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG desenvolverão em suas convivências diárias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário