sexta-feira, 29 de maio de 2020

Tem início nesse final de semana o replantio de mudas nativas no Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG




As áreas iniciais de plantio das mudas já foram escolhidas


COOHAGIG NEWS: Tem início esse final de semana, sábado e domingo, no canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG, uma etapa de grande importância para o andamento e o sucesso do projeto:  o início do replantio de mudas, estabelecido pelo licenciamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Viamão, como compensação aos danos ao meio ambiente causados com a construção do condomínio. Essa ação ocorrerá também nos meses de junho e julho.

São 900 exemplares de mudas nativas, sendo 750 compradas no viveiro Loft, de Pareci Novo. E outras 150 mudas do viveiro da cooperativa, doações feitas pelos cooperativados. Do acervo que se reuniu.

Em agosto haverá nova etapa e assim sucessivamente até se completar o número estabelecido de 22 mil mudas de espécies nativas a serem repostas. Sendo 14 mil dentro da área do condomínio e oito mil no entorno, na área que a Secretaria de Meio Ambiente de Viamão estabelecer.

O dia da entrega das mudas armazenadas no canteiro de obras



Abertura de berçários

Nesse sábado haverá um pequeno mutirão de cooperativados no canteiro de obras para o início do replantio, das 14 às 17 horas. Domingo a ação se repete, no mesmo horário. Com a presença dos integrantes do Técnico Social da cooperativa e multiplicadores da ação, como os membros da Comissão de Meio Ambiente e de Obras. Quem não for do grupo de risco está também convidado a participar do mutirão, já que o princípio do cooperativo é esse: a união de pessoas com um objetivo comum, em benefício de todos.

Serão abertos os chamados “berçários”, que são as covas para o plantio dessas mudas. Com 60 por 60 centímetros para as mudas de pequena e médio porte e 80 por 80 centímetros para as mudas de grande porte,   no local estabelecido pela bióloga Ana Cruz. Dentro da área do condomínio, primeiramente das clareiras abertas pelo desgaste da ação humana e danos da natureza. Principalmente junto à área da APP que faz divisa com a Vila União.   Está previsto a abertura das covas, depois a colocação de adubo no buraco, para em seguida se fazer o plantio.


                                                      Bióloga Ana Maria Cruz

Bióloga Ana Maria Cruz explica o critério da escolha das espécies de mudas:


“Havia inúmeros critérios para escolher. Fui a pareci Novo olhar bem e foi escolhido um número equilibrado de árvores de grande, de médio e de pequeno porte. Mais arbustiva.

As árvores de grande porte serão plantadas em forma de núcleo. Elas ficarão bem no meio do plantio e no entorno serão colocadas as árvores médias e de pequeno porte. A ideia é de fechar essa vegetação. A intenção do plantio, não é aquele plantio em linha como se fosse plantio de agricultura, um pomar que se planta em linha. O objetivo é fechar aquela área de preservação para intensificar a preservação da Área de Preservação Ambiental Permanente.

Dessa forma foram escolhidas algumas espécies para reposição, como araticum, osingás, figueiras e pau ferro. E outras frutíferas, porque os moradores do condomínio terão interesses por frutas que são nativas também e que possam ser coletadas. Pitanga, cereja, encarsejão, entre elas.

Foi feita então uma mescla entre espécies nativas de reposição e espécies nativas de frutas que podem ser consumidas pelos moradores.

Além das instruções práticas nas atividades no canteiro de obras, serão realizados vídeos para explicar ao grupo de cooperativados que integra a Comissão Ambiental do condomínio e a outros engajados no processo. Serão explicados como fazer a preparação, plantio e monitoramento dessas mudas.

Nesse primeiro contado feito com os cooperativados, no dia da entrega das mudas, fiquei bem feliz porque há um bom número de pessoas interessadas. Quanto maior a participação dos cooperativados mais rápida e mais chance de êxito tem essa ação de preservação ambiental.”






  Fotos: Paulo Franqueira e Sérgio Magnan. Texto: Higino Barros



sexta-feira, 22 de maio de 2020

Maio foi um mês de avanço nos trabalhos do canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG


COOHAGIG NEWS: O mês de maio, marcado pelo isolamento causado pelo vírus da Covid 19, se aproxima de seu término e os trabalhos no canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG tiveram um bom andamento, facilitado pelo clima estável que fez no período.

Assim o sonho da casa própria de 400 famílias do Programa Minha Casa , Minha Vida vai sendo realizado pela COOHAGIG que espera o retorno da normalidade para ter contato presencial com seu cooperados, razão de sua existência. Enquanto isso não acontece, as atualizações sobre os trabalhos ocorrem de maneira virtual.

Segundo o chefe de obras, o estudante de engenharia Rafael Dal Forno, os trabalhos executados no mês de maio foram os seguintes:

                                           Nova cor da próxima quadra, cinza platinado
                                                 Novos 20 telhados sendo produzidos

Novos 20 rebocos externos




                                                          20 novos rebocos internos


20 novas lajes já concretadas
Estrutura do telhado sendo produzida
Selador sendo aplicado para receber a textura externa

Acabamento de gesso interno

Novos lotes recebendo a caixaria para execução dos novos radier

Uma das áreas de lazer com um gramado especial


Novos 30 muros de arrimo sendo confeccionado
Outra praça de área de lazer preparada
50 novos muros de arrimo à espera do radier


Caixa de radier sendo produzida

Marcação de alvenaria

Levantamento de alvenaria

As próximas 20 alvenarias sendo construídas

Estão sendo realizados também os trabalhos de término da terraplanagem de nivelamento de lotes e marcação de ruas. Em breve será iniciada a segunda etapa de infraestrutura, constando de confecção de rede pluvial, esgoto cloacal , rede de água e pavimentação.