quarta-feira, 29 de abril de 2020

Medição da CEF comprova o andamento das obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG

Texto: Higino Barros. Fotos: Rafael dal Forno


COOHAGIG NEWS: Os trabalhos no canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG atingiram a 21, 58% de sua realização. Esse é o resultado da última medição da obra realizada pelo engenheiro Marcelo Tonin Dornelles, da Caixa Econômica Federal, financiadora do projeto Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento levanta 400 casas no local, promovendo o sonho da casa própria para 400 famílias.

Essas medições fazem parte da fiscalização que CEF realiza mensalmente nas obras para aferir o progresso dos trabalhos. Desses resultados é que são liberados os financiamentos para o projeto habitacional.

O engenheiro Dornelles, da CEF esteve na Estrada do Caminho do Meio, 4250 , na terça-feira, dia 28 e foi acompanhado na medição pelo chefe de obra e estudante de Engenharia, Rafael dal Forno. No período mensal houve uma evolução de 1,52%.
O chefe de obra Rafael dal Forno e o engenheiro Marcelo Dornelles, da CEF, na medição das obras.


Os números obtidos são os seguintes:


OBRAS HABITAÇÃO



LIMPEZA E LOCAÇÃO DE LOTES - 334 UNID

MUROS DE ARRIMO - 266 UNID

RADIER - 183 UNID

 ALVENARIAS - 165 UNID

LAJES - 48 UNID

TELHADO - 28 UNID

EVOLUÇÃO DA OBRA 21,58 %

No período mensal houve uma evolução de 1,52%.

Os serviços de terraplanagem estão chegando na sua etapa final, faltando 66 unidades de lotes para finalização da limpeza, marcação e nivelamento.

Na sequência da obra haverá a finalização da terraplanagem para dar início as redes pluviais,( esgoto cloacal e água potável). Seguirão sendo realizados  Muros de Arrimo / Telhado / Reboco


                                           CONFERIDO EXECUÇÃO DE GESSO:




                                              APLICAÇÃO DA TEXTURA EXTERNA:







EXECUÇÃO DOS OITÕES




                                                INSTALAÇÃO DE MOURÕES




                                                 EXECUÇÃO DOS MUROS





                                         ANDAMENTO DA INFRA-ESTRUTURA




                                                  INÍCIO DO REBOCO EXTERNO



INÍCIO DO LEVANTAMENTO DE ALVENARIA

INÍCIO DA MONTAGEM DA ESTRUTURA DO TELHADO







quinta-feira, 16 de abril de 2020

Trabalhos prosseguem no canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG



COOHAGIG NEW: Em período de isolamento social, por causa da pandemia do Corona Vírus, os trabalhos no canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG prosseguem. A construção civil é uma das atividades permitidas pelas autoridades governamentais na quarentena. A meta é aproveitar o máximo o clima estável do outono.

O Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e contempla a realização do sonho da casa própria para 400 famílias, de baixa renda.


As reuniões oficiais, que reúnem todos os cooperativados, titulares e suplentes, todo mês estão suspensas devido a recomendações das autoridades de Saúde Pública. E as visitas ao canteiro de obras, que acontece aos domingos estão ocorrendo, porém com presença de pessoas reduzida e controlada, para não por em risco a saúde de ninguém.

Assim que tudo voltar à normalidade, a coordenação da COOHAGIG informará as datas de retorno às reuniões mensais e das visitas guiadas aos domingos com mais público.


BALANÇO DA OBRA DOS ÚLTIMOS 15 DIAS



Segundo o chefe de obra, o estudante de Engenharia, Rafael Dal Forno, 20 lajes foram concretadas nos últimos 15 dias.







                            E houve o início dos levantamentos dos oitões nessas casas, nos últimos 15 dias.






                                               Também aconteceu a concretagem de 20 radiers







                 As colocações de mourões para tela de alambrado e cerceamento dos lotes




                                                Prosseguimento no levantamento de alvenarias




                          Abertura de novos lotes à espera da fundação das casas (radiers)






terça-feira, 7 de abril de 2020

Volta da concretagem no canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG






Uma das poucas atividades profissionais permitidas durante o período de isolamento social, a construção civil, obedece a regras rígidas das autoridades responsáveis pelo combate ao corona vírus, para garantir condições de saúde a todos os envolvidos


Assim está acontecendo no canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG, que não pararam e cujos trabalhos entraram em duas novas etapas, a de concretagem dos radiers das fundações das casas e concretagem das pré-lages .


Os trabalhos dessa etapa foram retomados com a volta da regularização de fornecimento de concreto, pela empresa Concresul.


Segundo os dados fornecidos pelo chefe de obra do condomínio, o estudante de engenharia Rafael Dal Forno, são concretagens de 20 unidades de radiers, que concluídas proporcionam o levantamento de mais 20 alvenarias.



Já as concretagens das lajes estão previstas para a próxima segunda-feira, dia 13, abrindo com isso também mais 20 oitões, rebocos e telhados. 





quinta-feira, 2 de abril de 2020





O CANTEIRO DE OBRAS DO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VIVER COOHAGIG EM TEMPOS DE CORONAS VÍRUS
A pandemia do Corona Virus está atingindo em cheio a rotina, trabalho e vida das pessoas no mundo inteiro. Como o momento é de isolamento social, os responsáveis pelos trabalhos no Canteiro de Obras do Condomínio RESIDENCIAL COOHAGIG tomaram todas as providências exigidas para o momento.
As reuniões ordinárias da cooperativa, feitas em dois dias a cada mês, estão suspensas e as visitas ao canteiro de obras realizadas em condições especiais, com número reduzido de pessoas, entre outras providências.
Dentro das atividades de trabalho permitidas pelas autoridades de funcionar, no entanto, obedecendo a normas de saúde, se encontra a construção civil. Assim, os trabalhos no canteiro de obras prosseguem, embora em ritmo menor do que se não houvesse a pandemia da corona vírus.  
Conversamos com o estudante de engenharia e chefe de obra, Rafael Dal Forno, do Condomínio Residencial Viver Coohagig que fez um balanço e atualização dos trabalhos nesse início de abril, de 2020:




Pergunta: Qual era o percentual de obras do condomínio de 400 residências até o final de 2019? E como está, no início de abril de 2020?  
Resposta:  NO FINAL DE 2019 CHEGAMOS COM UM PERCENTUAL GERAL DE OBRA DE 15,97% E A EVOLUÇÃO DENTRO DESSES TRÊS MESES INICIAIS DEVIDO AO NOVO REAJUSTE DE DIVERSAS COISAS, ENTRE ELAS MÃO DE OBRA, TRABALHADORES, FORNECEDORES E CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO DE OBRA, HOJE CHEGAMOS A UM PERCENTUAL DE 20,06% DE EVOLUÇÃO

Pergunta: Nesses três meses de 2020 o que avançou, o que mudou e foi feito no canteiro de obras?
Resposta: APÓS TODOS ESSES AJUSTES REALIZADOS PELA EQUIPE COOHAGIG, ATACAMOS DIVERSAS FRENTE DE TRABALHO QUE SEGUEM EM RITMO PRODUTIVO, QUE SÃO ELAS: TERRAPLANAGEM, MURO DE ARRIMO, CONCRETAGEM DE RADIER, LEVANTAMENTO DE ALVENARIA, ESPERAS ELÉTRICAS, ESPERAS HIDRÁULICAS, IMPERMEABILIZAÇÃO, CHAPISCO INTERNO E EXTERNO.




Pergunta: Quais as prioridades no canteiro de obras?
Resposta: AS PRIORIDADES HOJE: É A FINALIZAÇÃO DA TERRAPLANAGEM COM O NIVELAMENTO E MARCAÇÃO DOS 400 LOTES, SEQUÊNCIA DOS MUROS DE ARRIMO PARA ABRIR FRENTE PARA OS RADIER, TAMBÉM ESTAMOS TRABALHANDO A SEQUÊNCIA DA CONCRETAGEM DAS LAJES PARA RECEBER O TELHADO, FINALIZAÇÃO COM REBOCO, POIS ESTAMOS CHEGANDO NO PERÍODO DE INVERNO COM MUITA CHUVA PREVISTA, E PRECISAMOS ATACAR ESSA FRENTE PARA TERMO SERVIÇOS DE ACABAMENTOS INTERNOS NO INVERNO.

Pergunta: o que se projeta para frente?
Resposta: COMO DISSE ANTERIORMENTE A PRIORIDADE SÃO BASICAMENTE A FINALIZAÇÃO DE TERRAPLANAGEM PARA DAR INICIO TAMBÉM AS REDES PLUVIAIS, ESGOTO CLOACAL, ÁGUA POTÁVEL, PAVIMENTAÇÃO DOS PRIMEIROS ACESSOS, E SEGUIMOS COM OS ACABAMENTOS DE ALVENARIA.

Pergunta: e a rotina no canteiro de obras como tem sido?
Resposta: REFERENTE AO CORONA VÍRUS A OBRA NÃO PAROU, SEGUIMOS TRABALHANDO NORMALMENTE, PORÉM COM OS CUIDADOS REDOBRADOS E COM AS ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM CARTINHA, E PALESTRAS MINISTRADA PELA COOPERATIVA.




A OBRA EM NÚMEROS:
167 RADIER, MAIS 20 CONCRETAGENS PREVISTAS PARA SEGUNDA-FEIRA.
167 ALVERNARIAS LEVANTADAS
214 MUROS DE ARRIMO
28 LAJES MAIS 20 CONCRETAGENS PREVISTAS PARA O DIA 13/04/2020
28 TELHADOS MAIS 20 PREVISTOS PARA O MÊS DE ABRIL.
23 CASAS COM GESSO INTERNO CORRIDO
23 CASAS COM TEXTURA ROLADA EXTERNA
ACESSOS (RUAS) CHEGANDO COM SEU NÍVEL DE ALTURA REAL
FINALIZAÇÕES DE TERRAPLENAGEM PREVISTA PARA O FINAL DE ABRIL.